imagem Padrões de Projeto ou Arquiteturais (Patterns)

Ola para todos.

Hoje o tema a ser abordado é Padrões de Projeto.

Numa máxima podemos dizer que padrões de projeto são necessários para resolver alguns problemas previsíveis de projeto. O grau de eficiência de sua aplicabilidade é determinado por experiências em situações similares anteriores.

Podemos citar reutilização de código como parte principal do uso de padrões em sistemas, pois segundo Ricardo de Almeida Falbo e Monalessa Perini Barcellos (2011), a reutilização é um aspecto fundamental no desenvolvimento de software.

Esses padrões utilizados em projetos foram determinados como em um ditado ou um provérbio popular se assim posso dizer, pois os mesmos tem objetivo de informar à pessoa o resultado de uma ação em poucas palavras. Entretanto, “poucas palavras” para a aplicação de padrões traduziria-se em sempre quando é aplicado uma certa “receita de bolo” em dado sistema com dada especificidade um resultado prático seria esperado de forma menos custosa, com código mais organizado, com melhor delimitação melhor de camadas e partições, retirando da obrigação de ter de seguidas peculiaridades de determinados projetos, ser entre outros benefícios.

Focado no formato problema/solução, tendo vários caminhos de resolução em problemáticas comuns, os padrões de projeto são testados e assinados para serem utilizados para os chamados designers de software ou projetistas.

Mais de um padrão pode ser utilizado ou trabalhar junto com n tipos de padrões, tudo isso no mesmo sistema ou projeto e ao mesmo tempo, em repetidas vezes e a espera do resultado tornar-se previsível.

São elementos básicos de um padrão:

  • Nome – O nome do padrão!
  • Contexto – A situação que cria a necessidade de ser resolvida.
  • Problema – Aquilo que precisa ser resolvida, que fica se repetindo ali 200, infinitas vezes.
  • Solução – Os elementos utilizados para resolver problema. A chamada receita de bolo mostrando o como fazer de forma abstrata e aplicada.
  • Consequências – A finalidade para qual foi induzida a aplicação da solução, o ganho da causa da resolução do problema.

Dentre o padrões de projeto existentes, divididos em três categorias (criacional, estrutural, comportamental) temos dos 23 comumente apresentados em cursos ou livros, outros que ainda existem e alguns que podem existir muito mais por aí devido as várias formas de aplicação de solução de problemas existentes no mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s