Divagações sobre Arquitetura de Software

Olá para todos. Boa tarde.

Hoje irei divagar sobre o tema Arquitetura de Software com base em um podcast do site Grok Podcast que trata a respeito do mesmo assunto.

O termo arquitetura de software nos remete a pensar a respeito de sua infraestrutura, desde sua base a como deverá ficar, ser, estar no momento em que é entregue a um servidor de produção, se assim podemos dizer. Destrinchando o tema poderíamos dizer que arquitetura de software define-se por tratar da segurança que o sistema terá, ou de qual performance desejada o mesmo possui (ou possuirá), ou o tipo de divisão descrita na modelagem de seu software, ou até o caminho que sua aplicação irá percorrer durante uma série de avaliações feitas por um observador que também contam para medir a arquitetura utilizada. E mesmo que o tema “design de software” tenha um relação com o tema principal no que diz respeito a algumas responsabilidades compartilhadas, geralmente pensamos em arquitetura como um alicerce e estrutura de uma casa, algo que não deveria ser alterado após concluído seu trabalho de construção.

Explanações sobre Arquitetura de Software

Estilos Arquiteturais

Os principais estilos arquiteturais são camadas e partições, onde partições agrupam camadas que formem subsistemas. As camadas podem ser dividas comumente em gerência de dados (persistência), gerência de tarefa (regra de negócio), domínio (classe que caracterizam o domínio), controle de camada de interface e de interface humana (a chamada camada view).

Definições de Arquitetura

Você pode ter uma arquitetura elaborada para um projeto que priorize as classes de domínio (também chamado de projeto de domínio) em que o modelo do banco de dados dita a criação das classes do sistema ou ter um modelo baseado em de casos de uso, ou seja, um projeto de aplicação que define controles de gerência de tarefa apenas para estes casos e não para todo o seu modelo de domínio.

S.O.A

Denominado como Service-Oriented Architecture (SOA), caracteriza-se como uma arquitetura baseada em serviços que tem como principal utilização a disponibilização de  funcionalidades implementadas pelas aplicações que utilizam na maioria das vezes de webservices para estas ocasiões e os protocolos utilizados nesses webservices são comumente o JSON, XML e SOAP.

O conceito sobre o que é arquitetura de software é amplo porque definir uma estrutura que suporte a demanda para que a aplicação será submetida, requer antes de tudo ter preocupação com a qualidade do software desejada e outros atributos como desempenho e organização do código, que para muitos desenvolvedores também são definições de arquitetura. Por isso, sendo que estes pré requisitos são um dos pilares para a montagem da arquitetura principal, o cuidado de algo muito bem pensado é necessário, pois como já dito antes, arquitetura de software não é algo que tem maleabilidade para mudanças a partir do momento da entrega do produto final.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s