Qualidade de software e seus caminhos

Qualidade de software pode ser definida por um conjunto de práticas que contém atributos que irão determinar o tipo de qualidade necessária. Aqui neste post discutiremos melhor a respeito de alguns momentos deste processo.

Para atender os requisitos de qualidade de um software, por mais que você faça o melhor software possível ou faça apenas o que cliente está pagando, a qualidade de seu software está diretamente ligada ao que foi lhe orientado para ser feito.

Sabemos que o processo de desenvolvimento de software com qualidade requer dentre várias características melhoria contínua e garantia de qualidade, mas o que deve ficar claro é que o processo de qualidade pode resultar num software que não tenha atributos qualitativos comumente vistos em outros softwares, pois decisões podem ser tomadas que levam em consideração limitações de hardware, de desempenho, de quem irá operar o sistema, entre outras várias características que são identificadas como atributos de qualidade e essas são suas especificações. A importância da garantia da qualidade de um software é uma forma de assegurar que o que foi pedido e o que foi entregue de forma adequada com as metodologias do mercado.

Com base em uma discussão feita em um podcast que trata a respeito de Qualidade de Software, entendemos que sistemas que não tem dado nível de qualidade tem como certo a iminência de um problema que virá em algum momento do desenvolvimento ou do pós desenvolvimento. Apesar de o sucesso do processo de desenvolvimento com qualidade não estar somente ligado a metodologias modernas de trabalho, ingerência por parte dos responsáveis ou empreitadas de curto prazo que não levam em consideração a qualidade mas sim prazo de entrega ou fatores diversos, custam a qualidade.

E como descobrir quais serão esses atributos de qualidade para que a produção de um software tenha êxito? Entrevistas, pesquisas, identificação do problema, entender qual é a real demanda te coloca mais próximo não só das regras de negócio, mas também dos requisitos não funcionais que são determinantes para a análise da qualidade a ser aplicada.

Quem já não foi contratado exclusivamente para cuidar dos chamados sistemas legados como primeira oportunidade de trabalho logo após se formar? Ou ainda pior, em sua primeira oportunidade de estágio ainda cursando sua graduação, na necessidade de adquirir renda extra, assume uma vaga “tapa buraco” numa empresa que tem sistemas com necessidade de migração para outra plataforma ou de continuidade de desenvolvimento. Hoje, com toda esta cultura de engenharia de software é natural chegarmos a conclusão de que um software com necessidade de migração de plataforma pode não estar somente defasado por ter sido feito há mais de 10 anos, mas sim pode ter sido mal arquitetado. Portanto a partir destes quadros reais, negociar com o cliente é necessário para mostrar que algumas características que foram pedidas para o desenvolvimento do software poderão ser anuladas porque alguns atributos de qualidade conflitam interesses com outros e por isso não poderão estes serem mantidos ao mesmo tempo. Resumindo, algumas qualidades deverão ser sacrificadas em virtude desse choque de responsabilidades e isso deve ser transparente para o cliente na hora da negociação.

Para finalizar, deixo aqui um segundo ponto que julguei ser interessante na discussão feita no podcast. Não interessa somente os tipos de metodologias que você utiliza, pois o fator humano, as relações interpessoais dentro da equipe é que irão ditar a qualidade que é esperada porque é a mão de obra que deve estar motivada, pois sua engenharia de qualidade de software está diretamente ligada ao nível de imersão de seu grupo de trabalho em projetos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s